4 dicas para usar cartões de crédito corretamente

Ambas as associações de consumidores e emissores de cartões de crédito enfatizam o uso correto de cartões de crédito para evitar futuros problemas. Embora o limite de crédito seja geralmente alto, cada usuário deve utilizá-lo de acordo com seu poder de compra.

Dicas para suar o cartão de crédito

Por isso, preparamos esta lista com 4 ótimas dicas para utilizar adequadamente esse método de financiamento que, em certos casos.

 

1 – Conheça as condições de uso do seu cartão de crédito

As condições de uso de seu cartão de crédito devem ser claras não só antes de efetuar um pagamento com ele, mas também antes de assinar o contrato com a operadora de cartão.

 

No Brasil os cartões de crédito mais usados são:

 

  • Cartões Marisa;
  • Cartão Casas Bahia Bradescard;
  • Cartão de Crédito C&A Bradescard;
  • Cartão Riachuelo;
  • Cartão Magazine Luiza.

 

 

Alguns aspectos que você não pode ignorar são:

 

  • O limite de crédito à sua disposição.
  • A taxa a pagar, que na maioria dos casos pode ser acordada com a entidade, por exemplo, para estipular um valor fixo.
  • A periodicidade das parcelas a serem pagas, que normalmente ocorre a cada mês.
  • A BANDEIRA que leva o cartão de crédito (Visa ou Master Card).
  • Outras taxas associadas ao uso do cartão, como a retirada de dinheiro em caixas eletrônicos.

 

2 – Crie um orçamento para usar o cartão de crédito

No caso de você ter alguma verificação da dívida, se o seu banco permite que você tenha cartões de crédito.

 

O limite de crédito que um banco coloca à sua disposição com o cartão é, às vezes, o dobro ou o triplo da receita mensal que você credita. No entanto, isso não significa que você deve usar todo o seu crédito. Na verdade, o mais aconselhável é estabelecer um orçamento anterior de despesas.

 

Se o uso que você der ao seu cartão for oportuno, faça seus cálculos para estabelecer quando você o usará e em que período você poderá devolver esse valor mais os juros. É essencial não usar o cartão além de seus meios, pois as penalidades por falta de pagamento são geralmente altas.

 

3 – Seja sempre informado do saldo do seu cartão de crédito

Seja através do serviço de Internet Banking ou nos caixas eletrônicos do seu banco, você saberá exatamente qual é o saldo do seu cartão e outras informações sobre o seu status.

 

Isso é muito importante para que o saldo das contas e você não gaste mais do que a conta. Também é essencial revisar os pagamentos que a entidade aplica para manutenção e outros conceitos, para saber se eles atendem às estipulações do contrato assinado no início.

 

4 – Use apenas um cartão de crédito

Um dos maiores erros de muitos usuários é usar vários cartões de crédito. Aparentemente, a vantagem é que seu dinheiro disponível é maior, mas as obrigações também se multiplicam.

 

Além disso, um comportamento negativo com seus cartões de crédito pode penalizar seu histórico de crédito e dar uma classificação negativa nos relatórios de risco em instituições como Serasa e SPC. Para evitar isso, aqui estão algumas recomendações:

 

  • Restaure o saldo de seus cartões de crédito de preferencia pagando o valor total da fatura.
  • Compare as condições de cada um e de outros e escolha as melhores condições, seja em termos de interesse, flexibilidade ou disponibilidade. Em muitos casos, você terá que pagar taxas de fechamento, mas será conveniente em comparação com as economias futuras que você receberá.
  • Se você precisar de mais dinheiro disponível, entre em contato com sua empresa de cartão de crédito e negocie um aumento no limite de crédito.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *